END+  

Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas 

 © Cláudia Morais, Vocabulário de Miguel Castro Caldas (Festival END 2019, TAGV-Coimbra)

END+

LABORATORY FOR ARTISTIC RESEARCH, TRAINING AND CREATION

O Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas (LIFCA), subordinado ao tema Processos de criação literária para palco: dramaturgia, teatralidade e materialidade, é um projecto que decorre em 2020/2021 e que cruza os domínios da investigação, formação e criação artísticas. Desenvolvido por Mickaël de Oliveira, o LIFCA acontece no âmbito do END +, o braço de formação do Festival Encontros de Novas Dramaturgias, que celebra os seus 10 anos de actividade em 2020. 

 

Além das múltiplas perspectivas que se abrem no decorrer da formação, o programa procura destacar, entre outros, três aspectos fundamentais da literatura para palco: (a) dramaturgia (para entender e constituir novos agenciamentos de materiais que configuram e reconfiguram as vias de sentido de uma obra), (b) a teatralidade (o universo performativo desenvolvido na proposta literária), (c) as suas formas de materialização em palco (explorando as relações entre a palavra escrita e performada via as suas possíveis manifestações visuais, sonoras, coreográficas, etc).

 

O LIFCA/END+ propõe a três autores-formandos (selecionados via chamada à participação) um programa de formação composto por oficinas de criação, dirigidas por artistas-formadores e focadas nas questões processuais e das materialidades cénicas da literatura. O programa conta igualmente com uma série de seminários, eminentemente teóricos, em colaboração com professores e investigadores de instituições do ensino superior (parceiras e outras) e ainda com masterclasses orientadas por autores convidados que partilharão as principais questões e etapas dos seus processos criativos literários, oferecendo aos formandos um acesso a vários modos de olhar e de escrever um texto. 

 

O programa realiza-se através de um conjunto de residências artísticas de curta duração, nas várias cidades parceiras do projecto, entre outubro de 2020 e Maio de 2021. Entre as etapas de trabalho presenciais, a continuidade formativa dos projectos de escrita é assegurada por Lígia Soares (dramaturga, encenadora, coreógrafa e intérprete), Patrícia Portela (dramaturga, encenadora e romancista) e Rui Pina Coelho (dramaturgo, professor, investigador e director do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa), através de um acompanhamento tutorial que prolonga assim o diálogo com os autores-formandos. Os 3 autores-formandos serão desafiados a apresentar (num formato a definir) o projecto literário que resultou do LIFCA/END+ no Festival END (Outubro/Novembro de 2021). 


Serão assim abertas 3 vagas para o LIFCA/END+, por forma a que os autores-formandos selecionados possam frequentar a totalidade da formação, assim como outras 3 vagas para formandos- visitantes que queiram acompanhar uma etapa única de trabalho. A selecção dos ‘formandos visitantes’ privilegia interessados que residam e/ou desenvolvam uma actividade artística nas cidades parceiras do projecto.

OCTOBER 2020 - MAY 2021

TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE (COIMBRA, PT), CENTRO CULTURAL VILA FLOR (GUIMARÃES), TEATRO VIRIATO (VISEU), O ESPAÇO DO TEMPO (MONTEMOR-O-NOVO)

APPLICATIONS DEADLINE

31 JULY 2020

ARTISTIC AND SCIENTIFIC COORDINATION

MICKAEL DE OLIVEIRA

COORDINATION ASSISTANT AND DIRECTION OF PRODUCTION

MARIA INÊS MARQUES

SCIENTIFIC CONSULTING

MICKAEL DE OLIVEIRA AND MAFALDA LENCASTRE

ARTISTIC CONSULTING

LÍGIA SOARES, PATRÍCIA PORTELA AND RUI PINA COELHO

PRODUCTIOM

COLECTIVO 84

COPRODUCTIONS

CENTRO CULTURAL VILA FLOR, TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE, TEATRO VIRIATO

COPRODUCTION RESIDENCY

​​O ESPAÇO DO TEMPO

FUNDING

MINISTÉRIO DA CULTURA / DGARTES, FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

© COLECTIVO84

Colectivo84 is a structure sponsored by the Portuguese Ministry of Culture/ Direção Geral das Artes.

  • White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White Instagram Icon